O que é um Telecentro e para que serve?
Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet.
A unidade de Jaguaribe possui 11 micros sendo 01 servidor e 10 estação.
O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população.
É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local.
Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.
Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano.
TELECENTRO JAGUARIBE –CE
NO POLO DE ATENDIMENTO
Francisco Helionidas Diógenes Pinheiro
TRAV. A da Sigefredo Diógenes S/N
CENTRO
CONTATOS:
88 9229 7313
88 9962 2055
telecentrojbe@gmail.com
fcezarpinheiro@gmail.com
cezarjbe@hotmail.com
Telecentristas do Ceará
participam de oficina no Serpro
Representantes dos telecentros apoiados pelo Programa Serpro de Inclusão Digital no Ceará reuniram-se para discutir sustentabilidade, aspectos logísticos e de acompanhamento técnico aos telecentros.
O encontro aconteceu na Regional Fortaleza, na última terça-feira. 3, sob a coordenação de Paulo Mendonça, representante de Inclusão Digital na Regional, e foi programado de forma que permitisse também a participação dos telecentristas na videoconferência de lançamento da Rede Brasil Digital.
No encontro, Paulo Mendonça proferiu palestra sobre o uso de software livre nos telecentros do Serpro, sobre a sustentanbilidade desses espaços e, ainda, sobre as parcerias com instituições públicas para garantir a continuidade dos espaços inaugurados. "É importante que cada telecentro disponha de alternativas de funcionamento, seja em parcerias com a comunidade, com o poder público local ou com organizações sociais, além do suporte tecnológico que o Serpro fornece, para que possa garantir o pleno acesso da população ao espaço", explicou Paulo.
Para Carminha Queiroz, representante do TID Tauá, na cidade de mesmo nome, "o encontro foi muito bom pois o campo do conhecimento em software livre ainda está restrito aos grandes centros urbanos e empresas de tecnologia. No sertão, nós conhecemos ainda de forma superficial e, na discussão gerada aqui, percebemos o quanto é importante usar tecnologia livre".
Depois das palestras, foi oferecida uma oficina na qual os representantes aprenderam sobre a montagem de um telecentro. "Programamos a reinstalação de um telecentro para os coordenadores técnicos desses telecentros, visando a formação dessas pessoas e para que elas se apropriem dos espaços e tornem-se independentes em suas demandas técnicas", afirmou o coordenador técnico Ivonilson Moraes, que ministrou a oficina.
Para a representante da cidade de Quiterianópolis-CE, Madalena Castro, o encontro foi bastante produtivo: "Atuo em programas sociais que atendem pessoas de diversas condições sociais e entendo a tecnologia como uma grande aliada na construção da cidadania e da auto-estima. Saber que o Programa de Inclusão Digital do Serpro, uma empresa referencial em TI, chegará em nossa cidade reforça nossa crença de que é possível construir um mundo melhor", disse ela.
Telecentristas do Ceará se reúnem na Regional Fortaleza
Para Paulo Mendonça, o encontro foi um sucesso: "Fechamos esse encontro com chave de ouro, com o lançamento do projeto Rede Brasil Digital, uma parceria do Serpro com o Casa Brasil. Trouxemos representantes de telecentros e das prefeituras e eles voltam para suas cidades com a certeza de que o Programa de Inclusão Digital do Serpro reforça as politicas de inclusão do governo federal, num estagio muito maduro e sério. Brevemente veremos estatísticas sociais com nivel mais elevado, contribuindo para que o governo trabalhe no sentido de erradicar a exclusão sócio-digital existente nesse pais".
O telecentro de Jaguaribe participou da 8ª oficina de inclusão digital
Veja as fotos no Orkut telecentrojbe@gmail.com
http://oficina.inclusaodigital.gov.br
CURSO BÁSICO EM INFORMÁTICA
PLANO DE AULA
CURSO BÁSICO EM INFORMÁTICA
Telecentista de Jaguaribe
Francisco Cézar de Sousa Pinheiro
Objetivos do Curso:
1. Transmitir o conhecimento básico em informática.
2. Promover os meios de utilização da informática no dia-a-dia.
3. Promover a iniciação dos participantes no conhecimento da Informática, habilitando-os a trabalhar como usuários dos programas básico das tecnologias de informação e da Internet.
4. Capacitar os participantes para exercerem seu papel profissional de forma mais eficaz.
5. Familiarizar os participantes com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, inserindo-se melhor no contexto da modernidade e do mundo do trabalho.
6. Possibilitar aos participantes uma maior possibilidade de inclusão no mercado de trabalho e na sociedade.
Justificativa
Vivemos hoje a chamada sociedade do conhecimento, em que as tecnologias de informação e comunicação são as principais formas de adquirir, interpretar, expressar, produzir e organizar o conhecimento, colocando-o a serviço de interesses e necessidades coletivas. Estamos na era digital, mas muitas pessoas ainda apresentam uma relação muito distante com os recursos da informática, seja por receio, por falta de oportunidade de conhecê-los melhor, ou ainda pior, pela falta de acesso a esses recursos. A tecnologia tem um papel muito importante no nosso dia-a-dia, mesmo quem não tem computador em casa ou no trabalho convive com recursos tecnológicos e delas dependem direta ou indiretamente. Pesando nessas questões é que este curso foi criado, para que os participantes tenham acesso a essa tecnologia e dela possam se beneficiar seja em seus afazeres, para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, ou, simplesmente, para que se sintam melhor no contexto em que vivemos.
Desenvolvimento
Estes cursos visam proporcionar aos participantes em maior conhecimento dos recursos tecnológicos por meio de um curso básico de informática, em que elas aprenderão desde como se ligar e desligar um equipamento, até a montagem de um Blog, passando pelo conhecimento do pacote Office. O curso terá a duração de 120 horas e será ministrado na elaboração e execução de cursos de informática básica e avançada.
Metodologia
A metodologia está centrada no aprender, propiciando a construção do conhecimento a partir da visão de mundo de cada dos participantes e a troca de experiências, elementos fundamentais para a construção coletiva do conhecimento.
A metodologia é caracterizada por:
1. Estratégias que levem em conta a vivência, os conteúdos e os valores dos participantes, visando propiciar a motivação, o envolvimento e, por conseguinte, a valorização das pessoas.
2. Estratégias que possibilitem o desenvolvimento de competências e habilidades, a aquisição de novos valores e o enriquecimento de qualidades pessoais, como componentes curriculares permanentes, trabalhos de forma contínua pelos facilitadores.
3. As estratégias e as situações didáticas adotadas proporcionam a oportunidade de rever valores e atitudes para construir os conhecimentos necessários ao novo mundo do trabalho.
Conteúdos
Por meio dos conteúdos desenvolvidos buscamos além do desenvolvimento das competências técnicas:
1. O desenvolvimento da compreensão oral e global.
2. O desenvolvimento da capacidade de ler e escrever.
3. A apreensão do contexto social.
4. O desenvolvimento do pensamento, da ação e do raciocínio.
5. O desenvolvimento da capacidade de analisar alternativas para a tomada de decisões e a solução de problemas.
6. A valorização do potencial individual e coletivo.
7. O resgate da sociabilidade, integridade e honestidade.
8. A participação como forma democracia de construção para o exercício da cidadania.
Avaliação
Ao final do projeto estaremos realizando uma avaliação como os participantes para identificar das ações desenvolvidas durante o curso.
JAGUARIBE 24/01/2010
________________________________________
Francisco Cezar de Sousa Pinheiro
Telecentista e Instrutor
Importância da informática
Definição de inclusão Digital
Os primórdios da informática
O que é um PC
Hardware e Software
Conhecendo o computador – componente básico e periférico
CPU, monitor, teclado, Mouse, estabilizador...
Carga Horária: 4 h/a
Configuração geral do computador
Conceito de Sistema Operacional Linux
Carga Horária: 3 h/a
Gerenciamento de arquivos
O que é lixeira e como restaurar arquivos
Acessórios: Calculadora
EXERCÍCIOS PRÁTICOS sobre o LINUX
Carga Horária: 2 h/a
Conhecendo O BROffice
Conhecendo o BR Office 2.0 Writer
Carga Horária: 30 h/a
Conhecendo o BR Office 2.0 CALC
Carga Horária: 20 h/a
Conhecendo o BR Office 2.0 Imperss
Carga Horária: 20 h/a
Exercícios de Digitação
Carga Horária: 10 h/a
Cidadania e palestra
Carga Horária: 10 h/a
Internet
Carga Horária: 20 h/a
Fechamento do curso
Avaliação Final
Carga Horária: 1 h/a
domingo, 24 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário