quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Inclusão Digital




O que é um Telecentro e para que serve?

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet.

A unidade de Jaguaribe possui 11 micros sendo 01 servidor e 10 estação. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população.
É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local.
Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.
Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano.


O que e Software Livre?Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. O software livre tem seu modelo de desenvolvimento baseado no compartilhamento, ou seja, uma empresa ou desenvolvedor disponibiliza sua solução para a comunidade, que pode usá-la e aprimorá-la.
Dessa forma cria-se um ciclo virtuoso de desenvolvimento, favorecendo, ao criador, em particular, e a todos que quiserem utilizar a ferramenta. O uso e desenvolvimento de software livre é um investimento em tecnologia sobre bases éticas e socialmente responsáveis, já que o compartilhamento do conhecimento permite a socialização do desenvolvimento tecnológico e o combate à privatização do saber.
A opção tecnológica por software livre também é estratégica para o desenvolvimento de soluções de governo, já que permite o avanço tecnológico de maneira segura e eficiente, Data da Inauguração: 23/09/2008 Informações do Projeto:O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, instalou, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Jaguaribe, uma unidade de TELECENTRO no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.
Considera-se o CRAS como uma porta de entrada da população em situação de vulnerabilidade para o atendimento na assistência social, e tendo a finalidade de promover a inclusão digital de comunidades carentes, propiciando o acesso à informação e ao conhecimento, a formação e qualificação para o trabalho. Usuários/mês: 400

FUNCIONANEMTO

No Polo de Atendimento

Francisco Helionidas Diogenes Pinheiro
Trav. A da Sigefredo Diogenes S/N
Bairro Aluisio Diogenes ( cruzeiro)

Contato
88 9229 7313
88 9962 2055

telecentrojbe@gmail.com
fcezarpinheiro@gmail.com
cezarjbe@hotmail.com (msn)

Telecentristas do Ceará participam de oficina no Serpro

Representantes dos telecentros apoiados pelo Programa Serpro de Inclusão Digital no Ceará reuniram-se para discutir sustentabilidade, aspectos logísticos e de acompanhamento técnico aos telecentros.


O encontro aconteceu na Regional Fortaleza, na última terça-feira. 3, sob a coordenação de Paulo Mendonça, representante de Inclusão Digital na Regional, e foi programado de forma que permitisse também a participação dos telecentristas na videoconferência de lançamento da Rede Brasil Digital.

No encontro, Paulo Mendonça proferiu palestra sobre o uso de software livre nos telecentros do Serpro, sobre a sustentanbilidade desses espaços e, ainda, sobre as parcerias com instituições públicas para garantir a continuidade dos espaços inaugurados. "É importante que cada telecentro disponha de alternativas de funcionamento, seja em parcerias com a comunidade, com o poder público local ou com organizações sociais, além do suporte tecnológico que o Serpro fornece, para que possa garantir o pleno acesso da população ao espaço", explicou Paulo.

Para Carminha Queiroz, representante do TID Tauá, na cidade de mesmo nome, "o encontro foi muito bom pois o campo do conhecimento em software livre ainda está restrito aos grandes centros urbanos e empresas de tecnologia. No sertão, nós conhecemos ainda de forma superficial e, na discussão gerada aqui, percebemos o quanto é importante usar tecnologia livre".

Depois das palestras, foi oferecida uma oficina na qual os representantes aprenderam sobre a montagem de um telecentro. "Programamos a reinstalação de um telecentro para os coordenadores técnicos desses telecentros, visando a formação dessas pessoas e para que elas se apropriem dos espaços e tornem-se independentes em suas demandas técnicas", afirmou o coordenador técnico Ivonilson Moraes, que ministrou a oficina.

Para a representante da cidade de Quiterianópolis-CE, Madalena Castro, o encontro foi bastante produtivo: "Atuo em programas sociais que atendem pessoas de diversas condições sociais e entendo a tecnologia como uma grande aliada na construção da cidadania e da auto-estima. Saber que o Programa de Inclusão Digital do Serpro, uma empresa referencial em TI, chegará em nossa cidade reforça nossa crença de que é possível construir um mundo melhor", disse ela.


Telecentristas do Ceará se reúnem na Regional Fortaleza

Para Paulo Mendonça, o encontro foi um sucesso: "Fechamos esse encontro com chave de ouro, com o lançamento do projeto Rede Brasil Digital, uma parceria do Serpro com o Casa Brasil. Trouxemos representantes de telecentros e das prefeituras e eles voltam para suas cidades com a certeza de que o Programa de Inclusão Digital do Serpro reforça as politicas de inclusão do governo federal, num estagio muito maduro e sério. Brevemente veremos estatísticas sociais com nivel mais elevado, contribuindo para que o governo trabalhe no sentido de erradicar a exclusão sócio-digital existente nesse pais".

Portal do SERPRO

Inclusão digital prevê 3 mil telecentros em todo País

Num ponto remoto do País, a Reserva Extrativista do Alto Juruá, no Acre, numa comunidade de pouco mais de 1 mil habitantes, cerca de 60 pessoas acessam a internet diariamente.
Trata-se de um dos dez telecentros implantados pelo Ministério do Meio Ambiente numa região onde o fornecimento de eletricidade tem hora marcada e o acesso à rede mundial de computadores só é possível via satélite. No Acre, 10 postos atendem a populações tradicionais, comunidades ribeirinhas e reservas indígenas em localidades próximas à fronteira com o Peru.
A experiência implantada na primeira reserva extrativista homologada do País, poderá ser estendida a mais 300 localidades em 56 unidades de conservação. Elas fazem parte de um projeto do Governo Federal que prevê a instalação de mais três mil telecentros em vários estados. Recursos da ordem de R$ 250 milhões serão liberados para os ministérios envolvidos no programa de inclusão digital.
O grupo de trabalho, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do MMA , tem reunião marcada para o próximo dia 19. O Ministério do Planejamento deverá lançar os primeiros editais para instalação dos telecentros até o final de setembro. As novas unidades vão se somar às cinco mil já existentes. A prioridade para o Ministério é atender às populações dentro e no entorno de unidades de conservação. No município de Marechal Taumaturno, no Acre, funcionam dez desses centros em UCs.

Além do atendimento às populações isoladas e que dependem de atividades econômicas nas UCs e suas proximidades, os telecentros funcionam como ponto de apoio, facilitando a comunicação estratégica com as unidades. A proposta do MMA inclui uma plataforma de comunicação estratégica para auxiliar tanto os gestores dos parques quanto os agentes ambientais, parceiros na fiscalização e preservação dos parques e reservas extrativistas. O ICMBio está finalizando a lista de UCs prioritárias para receber os novos telecentros.

O GTI deverá articular as ações para a instalação dos três mil telecentros previstos, mas o MMA instituirá, também, um comitê de caráter permanente formado por representantes da Saic, da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O comitê será responsável pela gestão dos telecentros em atividade e pela otimização do uso dos telecentros para o fortalecimento das ações do MMA, como gerenciamento de recursos hídricos, educação ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Fonte: Em Questão/Nº 869 – 17/8/09

Ferramenta vai integrar telecentros brasileiros, Serpro e Casa Brasil lançam o Rede Brasil Digital.

Rede Brasil Digital, assim é como será conhecido o Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros. A solução vai congregar informações sobre os espaços de inclusão digital e suas comunidades no país.

Durante o lançamento da ferramenta, Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro, afirmou que várias etapas do esforço de incluir digitalmente as comunidades já foram vencidas e que neste momento é importante agregar e articular as ações do governo. "O Serpro e a Casa Brasil oferecem essa plataforma, que permite a integração dos parceiros por livre adesão, com gestão compartilhada e inviolabilidade dos dados, em uma demonstração de maturidade do processo", analisou Mazoni.

Edgar Piccino, coordenador da rede Casa Brasil, ressaltou o fato do Rede Brasil Digital ser uma ferramenta web e possibilitar a utilização por qualquer unidade de inclusão digital. Segundo ele, isso representa uma excelente oportunidade de cooperação em um mesmo ambiente tecnológico. "Uma boa base de dados permitirá gerir melhor as políticas públicas para este setor e também para as comunidades atendidas", afirmou Piccino.

Denise Paulsen, assessora do coordenador do Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal; Rosevelt Tomé, coordenador de inclusão digital do MCT e Carlos Paiva, assessor de inclusão digital do Ministério das Comunicações, também participaram da cerimônia de lançamento do sistema, realizada no auditório da Sede do Serpro, em Brasília, e com transmissão por videoconferência para mais de 30 cidades do país. O evento ocorreu na tarde de ontem, 4 de agosto.

Rede Brasil Digital
O Sistema Integrado de Gestão e Apoio a Telecentros - Rede Brasil Digital é uma ferramenta modular que será utilizada por todos os telecentros montados pelo Serpro e pelas unidades de inclusão digital da rede Casa Brasil.

Nesta data, as duas instituições disponibilizaram o primeiro módulo da ferramenta, o Cadastro de Usuários. Esse módulo vai reunir informações sobre os beneficiados pelos projetos de inclusão digital, a fim de mapear a realidade das comunidades assistidas.

Antônio Carlos Miranda, da coordenação de inclusão digital do Serpro, reafirma que a segurança dada às informações do sistema será a mesma dos dados do Imposto de Renda, da Receita Federal. Antônio explicou a possibilidade da ferramenta apresentar estatísticas por amostragem. Com isso, poderá indicar, por exemplo, o índice de gravidez na adolescência de uma determinada localidade. "Com essa informação, poderemos entrar em contato com os órgãos públicos competentes para mobilizar uma campanha de conscientização, ações de prevenção e outras", analisou Miranda, que destacou, como um dos objetivos do Rede Brasil Digital, a capacidade de gerar insumos para a aplicação de políticas públicas.

Vanessa Branco, da Casa Brasil, apresentou os próximos módulos do Sistema - aprendizagem em rede; painel de acompanhamento; agente de inclusão digital; gerenciamento de equipamentos - e explicou os detalhes do cadastramento dos usuários. "Tendo uma organização mais eficiente do espaço, pode-se oferecer um serviço de melhor qualidade aos cidadãos e promover a sistematização das experiências entre projetos e unidades", afirmou Branco sobre a importância do sistema.

Vantagens
A utilização do Rede Brasil Digital já oferece, em seu primeiro módulo, benefícios aos usuários. Entre eles, destacam-se:

  • Obter usuário e senha exclusivos;
  • Personalizar a área de trabalho no telecentro em que acessa;
  • Usar qualquer telecentro no Brasil que utiliza o sistema, sem fazer um novo cadastro.

Comunicação Social do Serpro - Brasília, 5 de agosto de 2009

INCLUSÃO DIGITAL



Um comentário:

CEZAR PINHEIRO disse...

O TELECENTRO DE JAGUARIBE TEM UM ESPAÇO LIVRE PARA VOCE FICA CONECTADO COM O MUNDO